2009/07/22

Ryanair e os voos em pé

O mercado a funcionar e as ideologias a falar. A Ryanair anda a pedir opiniões sobre as seguintes ideias:

- viajar de pé (com desconto) em viagens curtas
- obrigar os passageiros a levar a sua própria bagagem até ao avião
- a cobrança de 1 libra esterlina para a utilização da casa de banho durante o voo
- introdução de um imposto de obesidade para passageiros com excesso de peso.

(Já agora, na sondagem, eu mostrei o meu interesse em viajar de pé em viagens que durem menos de 1h30.)

Mais interessante do que as ideias da Ryanair, são os comentários à noticia no DE. Atrevo-me a adivinhar as tendências ideológicas de alguns leitores que deixaram comentários:

- PS:
"Parece que a questão da segurança nem é tão pouco tida em consideração. Quando o primeiro cair, talvez então se recordem do fundamental. Como sempre money money money à frente de tudo."

- PCP: ORA AÍ ESTÁ : A GANANCIA DOS LUCROS EM DETRIMENTO DA SEGURANÇA . INCRIVEEL COMO APÓS ULTIMOS ACONTECIMENTOS NA AVIAÇÃO CIVIL , CAUSADOS EM PARTE PELA FALTA DE MANUTENÇAO E REVISAO DOS AVIOES AINDA HAJAM PASSAGEIROS A VIAJAR " COMO GADO " SÓ PARA REDUZIR CUSTO DA VIAGEM !!!E OS CHECK-IN , OS PASSAGEIROS DESPACHAM A BAGAGEM E TRANSPORTAM ATÉ O AVIÃO ? E O CONTROLO DA MESMA ?
O TERRORISMO JÁ NÃO ASSUSTA ?
AS PESSOAS REALMENTE QUEIXAM-SE MUITO DO QUE NAO ESTÁ BEM , MAS CONFIRMA-SE QUE O QUE TEMOS É MESMO AQUILO QUE A MAIORIA DAS PESSOAS QUEREM !!!!! LAMENTÁVEL !!

- PSD: Concordo também se as viagens forem curtas que se possa ir de pe, e pagar menos, o que não concordo é com a ideia de se pagar para ir ao WC,

- PND: Que brincadeira é esta??? Viajar de pé!!!!?!?!?!....

- PEV: Mais importante que o preço dos bilhetes é a segurança dos aviões. E cada vez mais se vêem acidentes aéreos. As pessoas não podem pensar que a segurança e a manutenção dos aviões é gratuita. É que a vida não tem preço.

- liberal (?): Desde que exista segurança para a estabilidade do avião e as pessoas se possam sentar no chão acho formidável.

Eu apenas deixo esta pergunta no ar: tirando a questão da taxa de obesidade (principalmente para quem é obeso por doença, tenho dúvidas sobre se é socialmente legítima), qual é o problema de viajar de pé, se a segurança for equivalente à de viajar sentado? Reformulando: dado que, quem quiser voa de pé e quem quiser voa sentado, e ninguém é obrigado a nada, qual é o problema?

Sem comentários: