2009/07/20

modelo irlandês

A crise veio colocar em cheque o famoso 'milagre' irlandês. O modelo de crescimento seguido nos últimos vinte anos chegou ao fim. Mas a morte deste 'felino' é uma notícia exagerada.

O 'tigre' celta surpreendeu o mundo durante vinte anos. (...) De verdadeiro 'cágado' entre os anos 1950 e 1980, no final da lista europeia do PIB per capita, (...) passou para o grupo da frente em apenas quinze anos.
(...)
Esse ganho estrutural não morreu com o crepúsculo do 'tigre'. Por isso, convém moderar as notícias sobre a morte do 'tigre' celta.
(Geoscópio)


E eu acrescentaria, à laia de comentário para os astrólogos de serviço:
1. pensam mesmo que este desenvolvimento vai desaparecer em 1 ano, o tempo que parece que vai durar o núcleo da crise?

2. o que é preferível? Um desenvolvimento destes com um solavanco forte em crises que surgem à taxa de uma por século ou andar a penar com crescimentos de 1% (se tanto!) durante 1 ou 2 gerações (se não mais)?

Eu sei que importar o modelo irlandês é tão viável como importar o modelo nórdico que nos queriam vender há uns 4 anos. Basicamente, bebemos cerveja diferente. Mas podemos importar ideias e adaptar. E entre nórdicos e irlandeses, talvez até tenhamos mais em comum com os irlandeses.

Sem comentários: