2007/10/16

Segurança social - Concorrência desleal

O João tem 31 anos e está desempregado. Receberá nos próximos 18 meses 800 Euros de subsídio de desemprego.

O João recebeu uma proposta de emprego na sua área de trabalho. Um contrato a termo certo renovável com um vencimento Bruto de 1200 Euros e um subsídio de alimentação que em meses de 22 dias úteis alcança os 131 Euros.

O João fez as contas e recusou a oferta.

Preferiu receber 800 Euros líquidos e ficar em casa do que receber em meses de 22 dias úteis 1,049 Euros líquidos da proposta de trabalho. O João fez as contas e viu que por mais 22 dias de trabalho ia ganhar mais 250 Euros. Por 10 Euros por dia de trabalho não lhe compensa ir trabalhar. Nem lhe paga os transportes e o custo das refeições.

A Joana tambem tem 31 anos e ganha 1000 Euros de Vencimento bruto (nota:se fosse despedida ganharia mais do que o joão de subsídio de desemprego). Recebeu a mesma proposta que o João, fez as contas e aceitou a proposta a correr.

Este é um cenário teórico como dirão alguns. Não, este é um cenário real que eu já vivi 2 vezes no último ano. Os que são mais difíceis de recrutar são os desempregados, e não é por serem preguiçosos. É porque fazem as contas.

2 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

mto bem.. mto bem..

Anónimo disse...

O João pode ir viver para o campo, cultivar uma horta, ler "Le Viel Homme qui ne faisait qu´à sa guise", e aconselhar os seus colegas a partir para as montanhas e para as planícies e desistir dos futuros dourados enquanto é tempo.

Quanto a estar drogado por TV, isso cura-se.

Petronius Arbiter