tag:blogger.com,1999:blog-22925340.post3234192021298677021..comments2023-09-23T11:47:40.372+01:00Comments on Small Brother: Não se olha a meiosJLPhttp://www.blogger.com/profile/16205096044496531630noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-22925340.post-18488246353770510912007-08-12T22:58:00.000+01:002007-08-12T22:58:00.000+01:00O Aeroporto da OTA é e será sempre um escândalo. T...O Aeroporto da OTA é e será sempre um escândalo. Tenho um amigo que acabou de ficar efectivo na TAP. Já antes de mencionarem a base militar abandonada em Alcochete já ele propunha a utilização dessa base para um acréscimo do aeroporto. Agora também disse que o aeroporto da portela tem espaço para ser construida uma pista paralela. Talvez os peritos também se possam lembrar disto mais tarde.<BR/><BR/>Não é preciso nenhum 'expert' vir dizer que a construção do aeroporto na OTA iria diminuir ou quase extinguir o turismo de fim de semana e de companhias low-cost as quais hoje em dia representam uma bela fatia o tráfego aéreo.<BR/> <BR/>Conhecem-se interesses pessoais relacionados por exemplo com a logística. E por cá que quem pode pode à séria e com tudo. Ao reles votante só lhe resta levar com areia nos olhos e esperar pelo próximo campeonato de futebol.<BR/><BR/>Em relação à área que envolve o aeroporto da Portela, quem não recebeu o mail com as fotos do aeroporto há 50 anos atrás?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22925340.post-22775880276426174202007-07-24T18:59:00.000+01:002007-07-24T18:59:00.000+01:00"PS(Salvo seja): Um dos aeroportos que menciona te..."PS(Salvo seja): Um dos aeroportos que menciona tem o estuário do rio nas duas pontas das pista. Acho que faz alguma diferença."<BR/><BR/>Estava a referir-me a acidentes como o de Camarate, como tinha avançado. Nesse caso é mais ou menos indiferente o que está nas extremidades da pista.<BR/><BR/>"Não é bem assim. Cumprindo as otas estabelecidas e os cones de segurança, só mesmo a baixa altitude é que uma explosão em voo poderá provocar grandes danos em terra."<BR/><BR/>Bem, a queda de estilhaços, mesmo que seja a grande altitude, não me parece nada inócua...<BR/><BR/>"Para fazer isso aqui na Portela, há uma "cidadezita" para sobrevoar..."<BR/><BR/>A questão é que, a menos que seja uma explosão "tout court", avarias ou danos terminais que não destruam pura e simplesmente o avião instantaneamente permitem alguma margem de manobra em relação a onde este irá cair. Ora em Lx, mesmo descolando no sentido Norte-Sul, havendo descolagem a possibilidade de ele cair logo em seguida sobre a cidade, e não mais à frente sobre o rio ou no "deserto da margem sul" parece-me reduzida. Veja-se o que aconteceu, por exemplo com o acidente do Concorde em CDG.JLPhttps://www.blogger.com/profile/16205096044496531630noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22925340.post-40068756467743538002007-07-24T14:34:00.000+01:002007-07-24T14:34:00.000+01:00Os aviões em Lisboa aterram e descolam no sentido ...Os aviões em Lisboa aterram e descolam no sentido Sul-Norte porque os ventos são quase sempre do quadrante Norte. Os aviões em Lisboa só aterram e descolam no sentido Norte-Sul nos raros dias de tempestade, em que o vento sopra de Sul. Ou seja, em 90% dos dias do ano os aviões aterram e descolam no sentido Sul-Norte.<BR/><BR/>Creio que o mesmo se passa no Porto, pelas mesmíssimas razões.<BR/><BR/>Luís LavouraAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22925340.post-41585226799101964422007-07-24T12:15:00.000+01:002007-07-24T12:15:00.000+01:00"...felizmente há muito rio, mar e lezíria onde de..."...felizmente há muito rio, mar e lezíria onde despenhar o avião caso haja problemas..."<BR/><BR/>Caro JLP<BR/><BR/>Para fazer isso aqui na Portela, há uma "cidadezita" para sobrevoar...<BR/>.Mentathttps://www.blogger.com/profile/14446652531647105935noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22925340.post-6802365720671245952007-07-24T12:11:00.000+01:002007-07-24T12:11:00.000+01:00"Mas de aviões a explodir no ar não está livre qua..."Mas de aviões a explodir no ar não está livre qualquer cidade do Mundo, independentemente de onde se situa o aeroporto, bastando que sejam sobrevoadas (independentemente da altitude)."<BR/><BR/>Não é bem assim. Cumprindo as otas estabelecidas e os cones de segurança, só mesmo a baixa altitude é que uma explosão em voo poderá provocar grandes danos em terra.<BR/>.Mentathttps://www.blogger.com/profile/14446652531647105935noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22925340.post-33309136211898976182007-07-24T12:06:00.000+01:002007-07-24T12:06:00.000+01:00"Sinceramente, não vejo também que perigo existe e..."Sinceramente, não vejo também que perigo existe em Lisboa que também não exista no La Guardia ou no JFK."<BR/><BR/>Caro JLP<BR/><BR/>Nos meus tempos do Técnico, um dos meus Professores (que não era religioso), dizia-nos, que da maneira como os portugueses tratam dos assuntos de segurança, o que nos valia era Nossa Senhora de Fátima, ou o facto de D.João IV ter coroado Nossa Senhora como Rainha de Portugal.<BR/>O pior era, dizia ele, um dia que Ela se distraisse...<BR/><BR/>PS(Salvo seja): Um dos aeroportos que menciona tem o estuário do rio nas duas pontas das pista. Acho que faz alguma diferença.<BR/>.Mentathttps://www.blogger.com/profile/14446652531647105935noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22925340.post-24249437532287813582007-07-24T09:32:00.000+01:002007-07-24T09:32:00.000+01:00Usei muitas vezes Congonhas. É um aeroporto assust...Usei muitas vezes Congonhas. É um aeroporto assustador. Qualquer comparação com Lisboa só serve para ignorantes. Falta de respeito pelos portugueses...Ricardo G. Franciscohttps://www.blogger.com/profile/05441456546902482806noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22925340.post-67975498009411380702007-07-24T00:58:00.000+01:002007-07-24T00:58:00.000+01:00"Quer dizer que algumas não o são.Como não o são, ..."Quer dizer que algumas não o são.<BR/>Como não o são, algumas descolagens."<BR/><BR/>É verdade. Assim como também é verdade que a generalidade dos acidentes aéreos que se propagam para fora da área dos aeroportos acontece nas descolagens e não nas aterragens.<BR/><BR/>Mas a questão é que também no sentido Norte-Sul (por isso coloquei as imagens) existe bastante espaço para além da pista, isto para além do facto de ser uma pista com um comprimento muito mais significativo.<BR/><BR/>Além disso, mesmo no caso dos acidentes depois da descolagem, felizmente há muito rio, mar e lezíria onde despenhar o avião caso haja problemas. Já no caso da Ota, as operações no sentido Norte-Sul vão empurrar sim o avião para o centro da área metropolitana.<BR/><BR/>"E mesmo sendo feitas no sentido Sul-Norte, há que lembrar e imaginar, qual teriam sido as consequências, se o "acidente" de Camarate que vitimou Sá Carneiro fosse com um Airbus e não com um teto-teco qualquer."<BR/><BR/>É verdade que um Airbus não é um Cessna. Mas de aviões a explodir no ar não está livre qualquer cidade do Mundo, independentemente de onde se situa o aeroporto, bastando que sejam sobrevoadas (independentemente da altitude).<BR/><BR/>"Uma coisa é achar que um novo aeroporto que elimine a Portela é um disparate (e é) e outra é achar que a Portela é um aeroporto sem problemas de segurança."<BR/><BR/>A questão é também se parece ignorar que a Ota também os tem. Assim como o terá um aeroporto em Alcochete.<BR/><BR/>Sinceramente, não vejo também que perigo existe em Lisboa que também não exista no La Guardia ou no JFK. Com tráfegos dificilmente comparáveis...JLPhttps://www.blogger.com/profile/16205096044496531630noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22925340.post-54552293925502674162007-07-23T23:55:00.000+01:002007-07-23T23:55:00.000+01:00"...que a generalidade das aterragens seja feita n..."...que a generalidade das aterragens seja feita no sentido Sul-Norte..."<BR/><BR/>Quer dizer que algumas não o são.<BR/>Como não o são, algumas descolagens.<BR/><BR/>E mesmo sendo feitas no sentido Sul-Norte, há que lembrar e imaginar, qual teriam sido as consequências, se o "acidente" de Camarate que vitimou Sá Carneiro fosse com um Airbus e não com um teto-teco qualquer.<BR/>Uma coisa é achar que um novo aeroporto que elimine a Portela é um disparate (e é) e outra é achar que a Portela é um aeroporto sem problemas de segurança.<BR/><BR/>Só não percebo é porque não vejo ninguém propor alargar a Portela arrasando os abortos urbanísticos que a rodeiam e condicionam.<BR/><BR/>Bolas, tinham "obrinha" para dar e vender à "fartazana"...<BR/>.Mentathttps://www.blogger.com/profile/14446652531647105935noreply@blogger.com